1º ULTRAMARATONA 140 KM DESAFIO DO ARAGUAIA

Regulamento do evento:


Ultramaratona Desafio do Araguaia

Nacional - 140km 

REGULAMENTO:

Do Desafio do Araguaia realizar os desafios com corridas de 5KM; 10KM;21KM;55KM;80KM; 100KM 120km & 140KM quilômetros enterno da cidade de Aragarças, Balisa e Bom jardim de Goiás no estado de Goiás ;

Item 1 - Programação da Prova

EXCLUSIVO 140 KM

 

Dia 13/07 quinta-feira – Entre 15:00 e 20:30 

Entrega de kit todos os Desafio-local Bar do PicaPau – Beira Rio , Aragarças-GO

Dia 14/07 sexta-feira – Às 08:00hs - LARGADA todas as MODALIDADE 

Dia 16/07 segunda-feira – 10hs - ENCERRAMENTO LIMITE DA MODALIDADE 140KM

CATEGORIA: Masculino e Feminino

 

FAIXAS ETÁRIAS – Idade

15 a 19 anos

50 a 59 anos

20 a 29 anos

60 a 69 anos

30 a 39 anos

70 a 80 anos

40 a 49 anos

Acima de 80 anos

Obs: categorias (18 a 29 anos); (30 a 39 anos); (40 a 49 anos); (acima de 50 anos).

- Não haverá acúmulo de premiação em nenhuma prova, de modo que os atletas que tiverem recebido premiação geral estarão excluídos da premiação por faixa etária.

Local da Programação: Praça da Beira Rio , próximo Rio Araguaia, Centro Aragarças/ GO.

 

  • O Congresso Técnico é de extrema importância para todas as modalidades.
  • A LARGADA será realizada pontualmente às 8hs da manhã.
  • NÃO SERÃO TOLERADOS ATRASOS. O atleta que não estiver presente na largada será considerado DESISTENTE.
  • O kit também poderá ser retirado no dia da prova.
  • Os atletas que não retirarem seus kits dentro dos horários estabelecidos serão considerados DESISTENTES.
  • Para a retirada de seu kit o atleta deverá levar consigo, impressos e assinados, todos os documentos exigidos para a sua modalidade, conforme a seguir:

Inscrição: Na pagina https://inscricoes.corridaeaventura.com.br/event/ultramaratona/613-1-ultramaratona-140-km-desafio-do-araguaia ;

Os Valores abaixo

- LEVE               05km                Doação de alimentos 2 Kg

- CURTA            10km                Valor de R$ 120,00 + taxa sistema

- MEDIA            21km                Valor de R$ 180,00 + taxa sistema

- LONGA           55km                Valor de R$ 220,00 + taxa sistema

- LONGÃO        80km                Valor de R$ 308,00 + taxa sistema

- LONGÃO         100km             Valor de R$ 320,00 + taxa sistema

- LONGÃO         120km              Valor de R$ 350,00 + taxa sistema

- ULTRA            140km             Valor de R$ 370,00 + taxa sistema

 

Item 2 - Limite de Participantes:

- LEVE                           05km  – 200 Atletas

- CURTA                        10km  – 200 Atletas       Termo de Responsabilidade

- MEDIA                        21km  – 200 Atletas       Termo de Responsabilidade

- MEDIA  - SOLO          55km  – 200 Atletas     Termo de Responsabilidade

- MEDIA   - APOIO        55km  – 200 Atletas       Termo de Responsabilidade

- LONGA  - SOLO          80km  – 100 Atletas     Termo de Responsabilidade

- LONGA  - APOIO        80km  – 100 Atletas       Termo de Responsabilidade

- LONGÃO - SOLO      100km – 100 Atletas      Termo de Responsabilidade e Atestado Médico

- LONGÃO - APOIO      100km – 100 Atletas       Termo de Responsabilidade e Atestado Médico

- LONGÃO - SOLO      120km – 100 Atletas     Termo de Responsabilidade e Atestado Médico

- LONGÃO - APOIO      120km – 100 Atletas       Termo de Responsabilidade e Atestado Médico

- ULTRA - SOLO           140km – 100 Atletas    Termo de Responsabilidade e Atestado Médico

- ULTRA  - APOIO         140km – 100 Atletas       Termo de Responsabilidade e Atestado Médico

Obs: Caso o limite de atletas seja atingido antes da data de encerramento das inscrições, o atleta interessado poderá solicitar, por e-mail, sua inclusão em lista de espera a ser elaborada pela Organização, por ordem de solicitação, e aguardar eventual desistência.

Item 3 – SOLO COM APOIO X SOLO

O QUE É?

“SOLO COM APOIO”: O atleta inscrito como “Solo com Apoio” é caracterizado por levar consigo uma equipe de apoio própria composta por, no mínimo, um carro e motorista. Nesta modalidade o atleta poderá manter no carro todo o equipamento obrigatório, assim como alimentação, hidratação e suplementação e utilizar quando necessário.

 (SOLO) : O atleta inscrito como (SOLO) é caracterizado por NÃO ter nenhum apoio, podendo contar somente com ele mesmo e a Organização. Deverá levar consigo todo equipamento obrigatório e ser provedor de sua alimentação, hidratação e alimentação durante o percurso.

 

CARRO DE APOIO

O carro de apoio é OBRIGATÓRIO para as equipes de revezamento e para os que se inscreverem como “Solo com Apoio” em qualquer uma das modalidades. O Apoio deverá ser composto por, no mínimo, um motorista. É aconselhável que o carro de apoio seja simples, porém o caminho pode ser feito por veículo tranquilamente. O carro de apoio poderá seguir o atleta por todo o percurso, EXCETO:

 

a-) Nos primeiros 10kms. (Os carros deverão ir diretamente ao PC 1 ( Na Rod 194), após o 58ºBmtz, para prestar o primeiro apoio ao atleta, ou seja, apenas após os 10 primeiros kms da prova. A Organização terá um carro pronto na LARGADA para puxar o comboio das equipes de apoio até lá.

b-) No trecho entre o Aragarças e Balisa  (km 55) e Bom Jardim de Goiás   (km 80 a 120). Este trecho é impraticável para veículos comuns e fluxo de veículos é proibido, pois se trata de área de (FAZENDAS E RESERVAS LEGAL). Observação: Diante da proibição de carro de apoio neste trecho, é aconselhável a companhia do “pace” ou a opção de “subir em grupo”. O Pace poderá acompanhar o atleta em qualquer tempo, sendo aconselhável sua permanência com o atleta durante toda a noite.

 

Item 4 – ITENS OBRIGATÓRIOS

Os itens obrigatórios deverão ser levados pelo atleta, no caso de inscrito na modalidade “Survivor” (solo), ou estar no carro de apoio, no caso de inscritos na modalidade “Solo com Apoio”.

Não é permitido o envio de nenhum dos itens obrigatórios na DROP BOX (Inscritos como “Survivor”)

Certifique-se que está levando com você todos os itens obrigatórios.

Os fiscais da prova poderão a qualquer momento solicitar a checagem do equipamento obrigatório.

A chegada nos encerramentos de prova e/ou POSTOS de CONTROLE à noite, sem colete e sem lanterna, acarretará em desclassificação, mesmo que o atleta esteja portando os equipamentos no carro ou mochila.

 

LIVE     05km: OBRIGATÓRIO

Cinto de hidratação

CURTA  10km: OBRIGATÓRIO

Cinto de hidratação

MEDIA 21km: OBRIGATÓRIO

Mochila ou cinto de hidratação

LONGA 55km: OBRIGATÓRIO

Mochila ou cinto de hidratação

Apito, 2 Lanternas (Pode ser de mão ou cabeça + pilha/bateria sobressalentes),Colete refletivo

 

LONGÃO  80km: OBRIGATÓRIO

Mochila ou cinto de hidratação ,Apito,2 Lanternas (Pode ser de mão ou cabeça + pilha/bateria sobressalentes),Colete refletivo,Cobertor Térmico

 

LONGÃO 100 km: OBRIGATÓRIO

Mochila ou cinto de hidratação ,Apito,2 Lanternas (Pode ser de mão ou cabeça + pilha/bateria sobressalentes),Colete refletivo,Cobertor Térmico

LONGÃO  120 km Solo com apoio/ Dupla/ Quarteto: OBRIGATÓRIO

Mochila ou cinto de hidratação,Apito,2 Lanternas (Pode ser de mão ou cabeça + pilha/bateria,sobressalentes)

Colete refletivo,Cobertor térmico,Corta-vento,Medicamentos: antidiarreico, antitérmico, analgésico.

LONGÃO  140 km Solo com apoio/ Dupla/ Quarteto: OBRIGATÓRIO

Mochila ou cinto de hidratação,2 Lanternas (Pode ser de mão ou cabeça + pilha/bateria sobressalentes)

Colete refletivo ,Cobertor térmico ,Corta-vento ,Agasalho,Calça segunda pele ,Luva, Touca/ Bandana/ Buff

Medicamentos: antidiarreico, antitérmico, analgésico e apito. Alimentação extra, suficiente para percorrer aproximadamente 55 km ou a distância entre os PCs. A alimentação extra será útil em caso de acidente em que o atleta não possa se locomover e tenha que aguardar pelo resgate.

Item 5 - Segurança do Atleta e Equipe:

Todo equipamento obrigatório é indispensável. O uso do colete refletivo à noite é obrigatório para os atletas, apoio . É também aconselhável o uso pelo apoio durante o dia. A organização fornecerá aos atletas, adesivo de identificação, que deverá ser fixado em local visível nos carros de apoio.  Obrigatória a identificação do nº do atleta no carro (capô e vidro traseiro); Todos os mapas de todas modalidades estão disponíveis no site <https://inscricoes.corridaeaventura.com.br/event/ultramaratona/613-1-ultramaratona-140-km-desafio-do-araguaia> ; A operadora que melhor funciona na região é  E CLARO VIVO.

 

Item 6 - Apoio e Posto de Controle – PCs

 

PC 1 – ARAGARÇAS                                          KM 5

PC 2 – ARAGARÇAS                                           KM 10

PA 1 – BAR                                                        KM 20

PC 3 – BALISA                                                   KM 21                

PA 2 – BOM JARDIM DE GOIAS                         KM 55               1º PONTO DE APOIO

PC 4 – BOM JARDIM DE GOIAS                          KM 88              2º PONTO DE CORTE

PC 5 – BOM JARDIM DE GOIAS                         KM 100             2º PONTO DE CORTE

PC 6 – BOM JARDIM DE GOIAS                         KM 120             2º PONTO DE CORTE

PC 7 – ARAGARÇAS- Chegada                           KM 140              1º CHEGADA

 

 

As quilomentragens dos PC´s   são aproximadas, podendo ter uma variação de até 2km para mais ou menos. sendo obrigatório o trajeto do carro de apoio PELA RODOVIA. É terminantemente proibido o trajeto do carro de apoio pela estrada de terra (caminho do atleta), sendo tal descumprimento passível de desclassificação. Essa regra se deu em razão do alto número de atletas e carros em uma estrada de terra estreita, causando um enorme risco à segurança dos atletas.

 

HORÁRIO DE ENCERRAMENTO DA ATIVIDADE DOS PC´S

Essa prova foi concebida para aqueles atletas que gostam de desafiar os limites do corpo e da mente. Como cada um conhece os seus limites e todos estão convidados para participar desse desafio, acriamos cinco  MODALIDADES:

  1. SOLO (masculino e feminino) – O corredor fará sozinho os 140 km entre os municípios de Aragarças e Bom Jardim . Com largada às 8 horas;
  2. SOLO com apoio (masculino e feminino) – O corredor fará sozinho os 140 km entre os municípios de Aragarças e Bom Jardim . Com largada às 8 horas;
  3. DUPLA – SOLO (masculina, feminina ou mista) – Cada corredor deverá fazer 5 km. 10 km,21 km , 55 km , 80km , 100 km , 120 km e 140km, esta distancia tem de ser percorrida obro a obro as duplas; Largada às 8 horas;
  4. DUPLA – com apoio (masculina, feminina ou mista) – Cada corredor deverá fazer 5 km, 10 km, 21 km , 55 km , 80km , 100 km , 120 km e 140km, esta distancia tem de ser percorrida obro a obro as duplas; Largada às 8 horas;

O TEMPO LIMITE para a modalidade SOLO total com  60 horas  e com a largarda  (08h ) para as modalidades DUPLA. Cada corredor deverá ter o tempo limites de cada modalidade com nos  5 km  com um tempo de 1,30 hora ;   10 km com o tempo de   3 horas; 21 km com o tempo de   8 horas 55 km com o tempo de   15 horas ; 80 km com o tempo de   18 horas ; 100 km com o tempo de   27  horas, 120 km com o tempo de  32 horas e 140km com o tempo de 48 horas. Os PC´s poderão ter seu ENCERRAMENTO ANTECIPADO somente no caso de todos os atletas tiverem passado. É recomendável que todos os atletas montem suas estratégias baseando-se no tempo de funcionamento do PC;  Faltando uma hora para o encerramento do PC, um fiscal fará o caminho contrário informando aos atletas quanto ao encerramento do PC e a possibilidade de término pelo atleta. Se o atleta considerar que não será possível terminar dentro do tempo regulamentar até o fechamento do PC, a fim de evitar um desgaste desnecessário, uma vez que será considerado desistente se chegar após o horário de encerramento, poderá solicitar o resgate até o PC.

Item 7: DROP BOX

 

Este serviço de DROP BOX poderá ser utilizado por todo atleta inscrito como SURVIVOR, nas modalidades  MEDIUM 80km/ HARD 100km/ LONG HARD 120km / ULTRA 140km , Poderá ser enviada 1 (uma) DROP BOX para cada PC (Posto de Controle)

 

Item 8 - Atendimento Médico.

Ao longo do percurso os atletas passarão por sete cidades, que estarão cientes do evento e em alerta para qualquer emergência. O apoio, em caso de acidente do atleta ou sua equipe, deverá: 1- Entrar em contato com os pontos de apoio da Organização; 2- Entrar em contato com a unidade médica mais próxima; 3- Se o atleta puder ser removido, a equipe deverá seguir sempre para a cidade mais próxima, e comunicar a Organização o mais breve possível.

Item 9 - O Revezamento: Dupla

As duplas e quartetos da modalidade 140 km deverão percorrer juntos o primeiro trecho da prova, até o PC 1 em KM 05 e de lá poderão seguir com suas estratégias.  Ficará a critério da equipe sua estratégia de revezamento (escolha do trecho), sendo permitida a troca de atleta a qualquer momento. Os integrantes das equipes deverão permanecer juntos por toda a prova, sendo obrigatória a apresentação de todos no PC´s. Assim como LARGADA e CHEGADA. A falta de um integrante somente será tolerada conforme item abaixo. Caso o atleta da vez tenha uma lesão que o impossibilite de prosseguir, cabe a equipe a decisão de efetuar o revezamento e remover o atleta lesionado que, poderá permanecer no carro de apoio ou retornar à base em Passa Quatro. Caso este atleta precise de atendimento médico, e por este motivo tenha que abandonar a equipe, ele não poderá retornar, porém sua equipe poderá continuar na competição. O não cumprimento destas regras poderá acarretar em desclassificação da equipe.

 

Item 10 - Identificação do Atleta

  • Os atletas deverão estar sempre com o número visível, cada categoria terá uma cor diferente.
  • É de extrema importância que o número esteja visível.
  • Ao chegar ao PC é de obrigação do atleta se apresentar para marcação de seu tempo.

Item 11 - Orientação Noturna:

A marcação noturna é feita com faixas. Estes estarão colados em todas as curvas acentuadas, saídas laterais, esquinas e bifurcações, juntamente com as setas refletivas ou pintadas EM AMARELOS OU BRANCOS. Os pontos estarão dispostos em sequência indicando a direção a seguir. Colocaremos “ARTES” Pintadas ou sobre placa em locais de risco para indicar o erro de percurso.

Regras Básicas de navegação noturna:

 

1- Quando estiver no lugar onde houver dúvida e procurar a marcação, ela vai estar lá.

2- Na  entrada laterais, porteiras e outras saídas da rota sem marcação Seta Amarela. siga na rota.

3- Seguir somente as marcações da prova, no local existe outras marcações, setas de outras cores que não devem ser seguidas.

4- Sempre respeite as regras de trânsito.

Item 12 - Tempo limite para o término das provas:

Será distribuído os valores da descrição por modalidade a ser feito pelo atleta; 5 km  Valor de com um tempo de 1 hora ;   10 km com o tempo de   6 horas; 21 km com o tempo de   8 horas 55 km com o tempo de   15 horas ; 80 km com o tempo de   18 horas ; 100 km com o tempo de   24  horas, 120 km com o tempo de  32 horas e 140 km com o tempo de 48 horas.

Item 13: TRANSPORTE DE RETORNO

A organização oferecerá aos atletas o serviço de transporte de retorno aos atletas inscritos no “SOLO”. Este será opcional e deverá ser solicitado pelo atleta quando da retirada do kit de participação. O valor, horários e quantidade de saídas serão informados com maior proximidade do evento via informativo enviado por e-mail.

Desistente: O atleta desistente, desde que não seja uma emergência deverá aguardar a disponibilidade de vaga e horário de saída disponível do transporte da organização.

Item 14 – Dever Social Cidadão:

Todo lixo produzido pelo atleta e sua equipe deverá permanecer em seu carro ou mochila e descartado nas cidades por onde passar em local apropriado. Assim guarde seu lixo com você e entregue a um carro de apoio ou de outro atleta.

Item 19 - PREMIAÇÃO

- Medalha de participação a todos os participantes, independente da conclusão da prova.

- Troféu de conclusão a todos os participantes, desde que concluintes da modalidade dentro do tempo limite.

Item 20 – COMUNICAÇÃO DESAFIO DO ARAGUAIA 140KM

Detalhes do evento

Data do evento 14-07-2023 08:00
Término do evento 16-07-2023 08:00
Data de inicio das inscrições 12-07-2022 08:00
Data limite para inscrição 05-07-2023 23:55
Preço individual Conforme modalidade
Organizado por: UDSA- do Araguaia
Modalidades Ultra Maratona
Anexo termo-ultra.pdf

Desculpe, todas as vagas disponibilizadas neste evento foram preenchidas.

Olá! precisa de ajuda? fale a partir de seu WhatsApp ou envie uma mensagem de email: suporte@corridaeaventura.com.br

Fale conosco via WhatsApp
Close and go back to page