COPA DE CICLISMO VALE DO ARAGUAIA 2026 - Nova Crixás

Regulamento do evento:


1ª Etapa Nova Crixás - 01 de Fevereiro de 2026

PROVA REALIZADA EM PARCERIA COM PREFEITURAS MUNICIPAIS, CLUBES DE CICLISMO E SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE, E EXECUTADA PELA EQUIPE DE CICLISMO BARREIRINHO .

1092 banner

ART.1º- DAS CATEGORIAS: TODAS COM TROFEU DO 1º AO 5º LUGAR E MEDALHA DE PARTICIPAÇÃO.

CATEGORIAS MASCULINO CATEGORIA FEMININA
- ELITE ( IDADE LIVRE ) - ELITE ( IDADE LIVRE )
- MASTER A ( 1996/1987 )
- MASTER B ( 1986/1977 )
- MASTER C1 ( 1976/1972 )
- MASTER C2 ( ate 1971 )
- INICIANTE (IDADE LIVRE)

ART.2º- DA SEGURANÇA DO ATLETA MTB:

É obrigatório uso do capacete e Demais artigos de segurança, durante a prova.( O NÃO USO DOS ITENS DE SEGURANÇA CABE A ORGANIZAÇÃO DESCLASSIFICAR IMEDIATAMENTE O ATLETA) Em caso de acidente permanecer no local para atendimento.
A competição poderá ter circuito aberto ao transito de veículos, cabendo ao atleta ter cuidado e sempre transitar pela direita.

ART.3º-DOS DIREITOS E DEVERES DO ATLETA:

O atleta tem o direito de usar propagandas de patrocinadores durante a prova. Exceto no kit numérico . E todo atleta inscrito aceita no ato da inscrição o uso de fotos e mídias geradas no evento e seu compartilhamento.
Contestações deverão ser feitas através de recurso por escrito.
O atleta não presente no pódio ( 2 minutos será o prazo após a chamada) após esse tempo perderá o direito à premiação.
O Atleta que provocar tumulto, ofender companheiros e não respeitar as regras esportivas estará automaticamente desclassificado da COMPETIÇÃO.

ART.4º- DO FORMATO e REGRAS DA COMPETIÇÃO:

A prova de Mountain Bike será no formato maratona, por estrada de terra
podendo ter alguns trechos de asfalto. Mas na maior parte de terra.
A competição será composta inicialmente por 6 etapas com este numero podendo aumentar ou diminuir, caso haja alteração no cronograma isso será avisado com antecedência.
Os atletas terão disputa individual e por equipe com somatoria de ponto ao decorrrer da competição.
Para que os atletas somem pontos para sua equipe todos tem que está uniformizados de forma padrão.
A equipe deve ser composto na sua maioria por atletas da cidade sede da equipe, atletas que não residem na sede da equipe terão que ter autorização da organização para fazer parte da equipe em questão.
A equipe deverá ter o minino de 5 atletas e o maximo ilimitado.
Haverá no PERCURSO PONTOS DE APOIO COM AGUA .
Não será permitida a troca de BIKE no percurso em caso de quebra.
Não será permitido bicicleta modelo gravel(bike exclusivamente MTB).
Não será permitido o auxilio de vacuo entre atletas que não sejam da mesma categoria, está infração terá punição defenida pela organização podendo causar até desclassificação do atleta da prova em questão.
Não será permitido qualquer ajuda externa durante a prova de terceiros e de outros, familiares e amigos exceto se for autorizado pela organização.
Não será permitido carro de apoio durante a prova, apenas o da organização.

ART.5º-DA MARCAÇÃO DE PERCURSO:

a organização marcará todo o percurso cabendo ao atleta a atenção as marcações, podendo ser feitas com PLACAS pela organização ao atleta em cercas ou arvores sinalizando onde o atleta deverá virar, podendo também ser feitas com cal no chão ( se não houver chuva ), cabe ao atleta a atenção a cada ponto de sinalização, pois a atenção e navegação do percurso é única por conta e risco de cada atleta, o dever da organização é fornecer a marcação do percurso , e o dever do atleta é prestar atenção a cada detalhe da marcação. Se o atleta passar de cabeça baixa ou seguindo o pelotão de frente fica o risco todo do erro por conta do atleta, o possível erro do atleta e o não retorno para o percurso certo cabe a organização a desclassificação imediata do atleta, mas se o atleta errar e voltar ao percurso certo estará tudo normal ,no caso de retorno ao ponto inicial do erro. A organização trabalha com moto batedor auxiliando onde se tem que virar.

ART.6º- DAS INSCRIÇÕES E INDENTIFICAÇÕES NUMÉRICAS:

INSCRIÇÃO é individual e será por lotes por etapa 90,00, campeonato 300,00
As inscrições deverão ser feitas com data limite até a QUINTA FEIRA que antecede a prova, ou quando atingir o limite de atletas.
Será permitido inscrições para acumular pontos para a copa somente até a 2º etapa.
Não Haverá inscrições no dia da Prova.
A INSCRIÇÃO SERÁ FEITA COM O PREENCHIMENTO DA FICHA ENVIADA VIA WAHTSAPP até a última quinta feira que antecede a prova até as 14:00.
Na retirada do kit, o atleta ou responsável deverá apresentar a identidade original na retirada do kit.
Atletas menor de 18 anos tem que ter autorização do pais ou responsável legal.

ART.7º- DAS PREMIAÇÕES E PONTUAÇÃO:

1.1 Em cada Etapa serão premiados 1º AO 5º com TROFÉU+DINHEIRO(1º 300,00, 2º 200,00, 3º 100,00, 4º 50,00, 5º 50,00) nas categorias ELITE FEMININA, ELITE MASCULINA, MASTER A, MASTER B, MASTER C1 E MASTER C2. Na INICIANTE será somente TROFÉU. Medalhas para todos que participar da etapa, exceto os premiados com troféu. Será pontuado o atleta se chegar entre os 10 primeiros da sua categoria.

1.2 No FINAL de todas as etapas O CAMPEÃO DE CADA CATEGORIA RECEBERÁ UMA CAMISA ELITE DE CICLISMO DE CAMPEÃO DA COPA. RECEBERÁ PREMIAÇÃO TROFÉU E EM DINHEIRO OS 3 PRIMEIROS DE CADA CATEGORIA.

1.3 O atleta que participar de todas as etapas receberá 15 PONTOS DE BONIFICAÇÃO.
1.3.1 O ATLETA PODERÁ SE AUSENTAR DE UMA(1) ETAPA PARA GARANTIR SUA PONTUAÇÃO NA BRIGA PELA TITULO NA CATEGORIA EM QUE DISPUTA.
1.3.2 Os 5 Primeiros colocados geral da categoria INICIANTE terão automaricamente que subir para suas respectivas categorias no ano seguinte da COPA.

1.4 OS ATLETAS QUE ESTIVEREM DE ACORDO COM O ARTIGO 7/1.3.1 DO REGULAMENTO RECEBERÃO OS SEGUINTES VALORES APÓS A REALIZACÃO DE TODAS AS ETAPAS.
ELITE MASCULINO
1º R$ 4000,00, 2ºR$ 2000,00, 3º 1000,00
DEMAIS CATEGORIAS
1ºR$ 3000,00, 2ºR$2.000,00, 3º R$1000,00

*EXCETO INICIANTE.

ART.8º - TERMO DE RESPONSABILIDADE:

Todo atleta inscrito na COPA VALE DO ARAGUAIA
tem que ACEITAR o termo de responsabilidade inocentando os organizadores
e patrocinadores por qualquer motivo durante a prova, já que e um esporte de alto risco.( A PROVA TEM SEGURO ATLETA POR MORTE E INVALIDEZ )

ART.9º PLACA DO ATLETA

TODO ATLETA DEVERÁ FIXAR A SUA PLACA DE FORMA SEGURA E CORRETA SEM DOBRAS , E QUE FIQUE VISIVEL AOS FISCAIS DE PROVA E A CRONOMETRAGEM , EM CASO DE PLACAS MAL POSICIONADAS( VIRADA PARA CIMA , VIRA DE CABEÇA PRA BAIXO,AMASSADA OU RASGADA) O ATLETA SERÁ AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO PELA ORGANIZAÇÃO.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO horário oficial de Brasília:
SEMPRE NO SÁBADO SERÁ - ENTREGA DOS KITS NO LOCAL DA LARGADA OU LOCAL PASSADO PELA ORGANIZAÇÃO.

SEMPRE NO DOMINGO DE PROVA – ENTREGA DOS KITS NO LOCAL DA LARGADA DAS 6:30 AS 7:45 APÓS ESSE HORARIO O ATLETA QUE NÃO PEGAR O SEU KIT PERDERÁ O DIREITO DE PARTICIPAR DA PROVA SEM DIREITO A RECLAMAÇÃO, E NO CASO DO ATLETA RETIRAR O NÚMERO DO AMIGO E O MESMO FIZER A INVERSÃO DAS PLACAS A ORGANIZAÇÃO DESCLASSIFICARÁ TODOS QUE FIZEREM ISSO.

ALINHAMENTO AS 7:50 EM PONTO

ART.10º HORARIOS DE PROGRAMAÇÃO DA PROVA TODO EM HORARIO DE BRASILIA :

07:50 ATÉ AS 8:00 AVISOS E RECADOS SOBRE A PROVA
08:00 – ELITE FEMININA
08:02 – ELITE MASCULINO
08:04 – MASTER A
08:06 – MASTER B
08:08 – MASTER C1
08:10 – MASTER C2
08:12 – INICIANTE

OBS; Os horarios poderam sofrer alterações

KIT ATLETA COMPLETO:
- MEDALHA DE PARTICIPAÇÃO
- USO DOS PONTOS DE APOIO
- PLACA NUMÉRICA

ART.12ºPONTUAÇÃO

HAVERÁ PONTUAÇÕES PARA OS 10 PRIMEIROS DE CADA CATEGORIA DE ACORDO COM A TABELA ABAIXO.
1º 15 PONTOS
2º 13 PONTOS
3º 11 PONTOS
4º 09 PONTOS
5º 07 PONTOS
6º 05 PONTOS
7º 04 PONTOS
8º 03 PONTOS
9º 02 PONTOS
10º 01 PONTO

O atleta que participar de todas as etapas terá um bônus de 10 pontos somados a sua pontuação

ART.12º DAS CAMISAS DE CAMPEÃO

TODO ATLETA CAMPEÃO AO INICIAR A COPA NA 1º ETAPA DEVE CORRER COM A SUA CAMISA DE CAMPEÃO DO ANO ANTERIOR.

12.1 O NÃO CUMPRIMENTO DO ARTIGO 12º ACARRETARÁ NA PERCA DE 6 PONTOS PARA O CAMPEÃO.

ART.13º DAS ETAPAS

A Copa será composta por 6 etapas nas cidades de , Aruanã, Britânia, Cocalinho, Matrinchã, Nova Crixás e uma a definir nas seguintes datas:
Nova Crixás – 01 de Fevereiro
Alto Horizonte – 08 de Março
Cocalinho – 03 de Maio
Matrinchã – 31 de Maio
Britania – 28 de Junho
Aruanã – data a definir
Obs: Essas data e cidades são previsões que serão confirmadas com antecedência e pode aumentar ou diminuir o numeros de etapas.

Casos omissos ao regulamento a organização do evento se reunirá e tomará a descisão de forma mais justa para o evento.

Confira a lista de inscritos confirmados

StatusNomeCidadeEquipeCategoria
StatusNomeCidadeEquipeCategoria
RAÍ RIBEIRO BARBOSA CocalinhoCalifornia bike MASTER A ( 1996/1987 )
RAÍ RIBEIRO BARBOSA CocalinhoCalifornia bike MASTER A ( 1996/1987 )
ULISSES SERAFIM TESTEArarasMASTER B ( 1986/1977 )
 

Detalhes do evento

Data do evento 01-02-2026
Preço individual CONFORME OPÇÃO DE INSCRIÇÃO
Organizado por: Organização de Eventos
Local do evento Nova Crixás
Modalidades Ciclismo MTB

Localização no mapa (local aproximado)