DownHill Semel Resende - Pista Velociraptor

Regulamento do evento:


REGULAMENTO 3 º CIRCUITO SEMEL DOWNHILL – PISTA VELOCIRAPTOR – VISCONDE DE MAUÁ/RJ

1. INTRODUÇÃO

            O Circuito Downhill Velociraptor de Visconde de Mauá 2024, é uma modalidade de ciclismo que consiste em descer, com a maior velocidade possível, um percurso com diversos obstáculos e irregularidades em um ambiente de montanha, sendo esta competição homologada pela Federação de Ciclismo do estado a qual será realizada em etapa única. O resultado não somará pontos para o ranking de Downhill Estadual.

1.1 O evento será realizado na Rua Presidente Wenceslau Brás, s/n, ao lado do Posto de Saúde em Visconde de Mauá/RJ, na cidade de Resende, nos dias 03 e 04 de agosto de 2024.

1.2 A seguir estão estabelecidas as condições e critérios que regulamentam o evento.

2. CRONOGRAMA

ATIVIDADE

DATA

CIDADE

PISTA

TREINO LIVRE

03 DE AGOSTO

VISCONDE DE MAUÁ – RJ

VELOCIRAPTOR

EVENTO

04 DE AGOSTO

2.1 Por questões de segurança, fatores climáticos, por motivos de força maior ou por decisão de autoridades competentes (fiscais/organizadores da prova), as etapas programadas poderão ser alteradas e/ou canceladas.

2.2 Em caso de alteração das datas definidas, havendo desistências por conta deste fato, o atleta deverá informar a sua desistência até 5 dias úteis antes da prova para a qual se inscreveu, formalizando um e-mail para esporteelazer.resende@gmail.com e anexando o comprovante de inscrição, para a efetivação do cancelamento.

3. CATEGORIA

INFANTO JUVENIL ( ATÉ 14 ANOS)

MASTER B2 ATÉ (45 A 49 ANOS)

JUVENIL (15 A 16 ANOS)

MASTER C1 (50+)

JÚNIOR ( 17 A 18 ANOS )

E-BIKE - LIVRE

EXPERT – (19 A 29 ANOS)

ENDURO - LIVRE

MASTER A1 (30 A 34 ANOS)

RÍGIDA - LIVRE

MASTER A2 (35 A 39 ANOS)

FEMININO - LIVRE

MASTER B1 (40 A 44 ANOS)

ELITE MASCULINO

3.1 Será considerado o ano de nascimento do atleta para a escolha da categoria.

3.2 A inscrição na categoria é realizada pelo atleta sendo de sua inteira responsabilidade, eximindo a organização e todos os envolvidos em quaisquer que forem os danos, devendo-se inscrever na categoria adequada ao seu nível na modalidade Downhill.

 

3.3 Cada atleta só poderá se inscrever numa única categoria.

4. CLASSIFICAÇÃO/PREMIAÇÃO

4.1 As classificações de todas as categorias definidas no regulamento presente, serão do 1º ao 5º lugar, sendo premiados com troféu.

4.2 As medalhas serão entregues perante a entrega da placa com o chip de quilometragem e conclusão do percurso na tomada de tempo oficial.

4.3 O atleta que percorrer o menor tempo no Feminino - Livre e Elite Masculino será premiado com o troféu Rainha e Rei da Montanha.

5. INSCRIÇÕES

5.1 As inscrições para o Circuito Downhill serão realizadas mediante preenchimento de formulário online disponível no site www.corridaeaventura.com.br até o preenchimento das vagas.

5.2 Não serão aceitas inscrições fora do prazo e das condições indicadas acima.

5.3 O atleta deverá preencher corretamente o formulário com seus dados pessoais, devendo se atentar para não cometer erros, caso seja detectada informação inconsistente ou incorreta durante ou após a prova, o organizador da prova se exime de quaisquer informações incoerentes fornecidas pelo participante durante a inscrição do mesmo. Cabe ressaltar que a inscrição somente será concluída após o recebimento do e-mail de confirmação do evento.

5.4 A inscrição é pessoal e não poderá ser transferida a terceiros.

5.5 Menores de 18 anos deverão preencher, obrigatoriamente, no ato da inscrição, a autorização de seu responsável legal (pai, mãe ou tutor legal) disponibilizada no ato da retirada do kit e também no site de inscrição.

5.6 Arrecadaremos 3 kgs de alimentos não perecíveis.

5.7 As inscrições serão limitadas a 150 atletas e poderão ser encerradas antes do prazo previsto ou até esgotarem as vagas.

6. PROGRAMAÇÃO DE CADA ETAPA

SÁBADO (03 DE AGOSTO)

9H ÀS 12H

RETIRADA DO KIT

10H ÀS 12H

TREINO COM PARADAS

12H ÀS 13H45

ALMOÇO (PISTA FECHADA)

14H ÀS 17H

TREINO SEM PARADAS

18H

ENCERRAMENTO

6.1 No treino com paradas, os atletas podem descer da bicicleta, fazer os obstáculos várias vezes e andar a pé pela trilha).

6.2 No treino sem paradas, é proibido descer da bicicleta.

DOMINGO (04 DE AGOSTO)

7H30 ÀS 9H

RETIRADA DO KIT

7H30 ÀS 9H45

TREINO LIVRE SEM PARADAS

(Somente UMA descida por atleta)

10H

TOMADA DE TEMPO OFICIAL

14H30

PREMIAÇÃO

16H

ENCERRAMENTO

OBS: NO PERCURSO, TEREMOS VÁRIOS FISCAIS DE PROVA.

6.3 No treino livre no dia 4/08 (Domingo), cada atleta terá direito a 1 descida estando essas dentro do tempo estimado até às 9h45.

6.4 Na tomada de tempo oficial, apenas 1 descida.

6.5 Os atletas que discordarem dos resultados que serão divulgados pela direção de prova, terão até 10 minutos após o resultado para recorrência. Passado esse tempo, não poderão mais discordar do resultado.

6.6 Havendo interpolação de recursos, o horário da premiação poderá ser alterado até que os recursos sejam julgados pelo comissário da prova.

7. RETIRADA DAS PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO COM CHIP (KIT ATLETA)

7.1 A retirada dos numerais de identificação só será permitida perante a apresentação do:

  • Identidade com foto, sem rasuras.
  • Autorização do Termo para Menores, assinado pelo responsável legal, para os atletas menores de 18 anos.

7.2 A placa de identificação deverá ser fixada na parte dianteira da bicicleta e deverá ser utilizada durante a tomada de tempo oficial e a prova. A não utilização da placa de identificação desclassificará o atleta.

7.3 A placa de identificação contém o chip, caso o atleta danifique a mesma, será de total responsabilidade do atleta.

7.4 Em caso de mudança na programação visual da numeração ou troca de placa, o atleta poderá ser punido ou desclassificado por determinação da organização.

8. DESENVOLVIMENTO DA PROVA

8.1 A prova será em etapa única, sem soma de pontos, o campeão é o atleta que percorrer o percurso em menor tempo.

8.2 Na descida cronometrada (final), a ordem de largada se dará, em cada categoria, pela ordem do numeral da placa de identificação do piloto. O piloto mais rápido será proclamado o vencedor em sua categoria e os demais serão classificados, dentro de sua categoria, de acordo com os tempos registrados pela organização da prova.

8.3 Será permitido o uso de bicicleta de enduro e rígida em todas as categorias .

8.4 Na categoria RÍGIDA não são permitidos o uso de bicicleta de enduro ou bicicleta com amortecedor traseiro.

 

8.5 Na categoria ENDURO não serão permitidas as bicicletas de DOWNHILL.

8.6 No caso de empate, na final, será proclamado o vencedor o atleta que tiver a maior idade.

8.7 É obrigatória a realização de no mínimo 1 (uma) descida durante a sessão de treino oficial.

8.8 Na descida oficial, a largada e a chegada de cada atleta, serão registradas por equipamentos eletrônicos de leitura de quilometragem.

9. PREMIAÇÃO

9.1 Na cerimônia de entrega de premiação, o protocolo exige que o atleta esteja com o uniforme da competição. O atleta não poderá subir ao pódio sem camisa, usando sandálias ou chinelos.

 

9.2 A premiação será de troféus para os classificados das categorias e medalha de participação para todos inscritos que terminarem a prova.

10. USO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

10.1 > > > > > Para participação nos treinos e final, é OBRIGATÓRIO o uso dos seguintes equipamentos: CAPACETE FECHADO HOMOLOGADO, CAMISA COM MANGAS, CALÇADO FECHADO e COLETE DE PROTEÇÃO DE TRONCO para prova de Downhill. O ATLETA QUE NÃO ATENDER AS OBRIGATORIEDADES DA PROVA ESTARÁ AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO. < < < < <

10.2 Durante o resgate realizado pela organização da prova ou resgate particular, no transporte do local de concentração (chegada) até o local de largada, é obrigatório o uso do capacete.

10.3 A não utilização de quaisquer equipamentos de segurança indicados acima desclassificará o atleta, conforme o regulamento.

11. TRANSPORTE DOS ATLETAS (RESGATE)

11.1 O transporte dos atletas (resgate) da parte final da pista (chegada) até o local de largada será realizado pela organização do evento em caminhões de pequeno e médio porte, nos horários de treino livre e na final, indicados na programação do evento.

11.2 Resgates particulares poderão ser realizados apenas nos horários reservados para treino livre e desde que sejam respeitadas as orientações dos organizadores e fiscais da prova.

Nota: A utilização de resgate particular nos horários não autorizados, sujeitará ao atleta envolvido, a punição ou desclassificação da prova, sem aviso prévio.

12. FISCALIZAÇÃO

12.1 Os fiscais de prova e o pessoal da organização atuarão na prova visando orientar os atletas quanto ao uso de equipamentos de segurança, atitudes seguras e desportivas. São atitudes passíveis de punição e/ou desclassificação do atleta:

a) Atitudes antidesportivas ou que indiquem a intenção de tirar vantagem em relação o a outros competidores;

b) Atitude de que indique inferência no percurso da pista alterando seu traçado ou modificando o terreno;

c) Desrespeito à orientação de um fiscal;

d) Tumultuar o trabalho dos fiscais ou dos organizadores;

e) Atitudes consideradas desrespeitosas com os organizadores da prova, seus parceiros ou outro atleta;

f) Não utilização de equipamentos de segurança obrigatórios, indicados neste regulamento;

g) Não será permitida a troca de bicicleta durante a descida;

h) Utilização de documentação alterada ou falsa;

i) Inscrição em categoria fora da faixa de idade do atleta.

13. RESPONSABILIDADE E OBRIGAÇÕES DO ATLETA.

13.1 As equipes de atendimento de urgência que apoiam as provas prestarão somente os primeiros socorros e encaminharão o(a) acidentado(a) para o hospital de referência da prova. A partir daí, termina a responsabilidade dos organizadores.

13.2 A organização da prova, não se responsabiliza por roubos/furtos e danos de equipamentos e/ou bicicletas ou por qualquer traumatismo e/ou lesões em atletas e assistentes, causados por acidentes durante os treinos ou competição.

13.3 São obrigações dos atletas:

a) Utilizar equipamentos de segurança;

b) Praticar atitudes seguras para si e para os outros, e ter boa prática desportiva;

c) Respeitar atletas, autoridades, organizadores, fiscais, staffs e o público presente na prova;

d) Zelar pela boa imagem do ciclismo e pela preservação da natureza;

e) Não jogar lixo e nem ter atitudes que possam alterar a pista ou a organização da prova.

14. AO SE INSCREVER NO DOWNHILL O PARTICIPANTE DECLARA QUE:

a) Reconhece e assume integralmente os riscos de acidentes que podem ocorrer nestes tipos de eventos, os quais são significativos e envolvem possibilidade de deslocamentos, luxações, fraturas, paralisia permanente e morte. Cientes que regras específicas, equipamentos e disciplina podem reduzir os perigos inerentes aos participantes;

b) Autoriza automaticamente o uso e divulgação da imagem e voz do participante, seja por meio de fotos, vídeos e entrevistas, para veiculações em rádios, jornais, revistas, televisão, internet, redes sociais (Facebook, Instagram, etc.) e demais mídias para fins informativos, promocionais ou publicitários, pertinentes ao evento, sem acarretar ônus à organização, patrocinadores ou aos próprios meios de veiculação;

c) Declara que está em perfeitas condições de saúde para participar de um evento com as características da Caminhada SEMEL, eximindo a organização da mesma de qualquer tipo de responsabilidade;

d) Reconhece que, em caso de acidente, a organização não medirá todos os esforços possíveis para que o participante seja socorrido de forma rápida.

15. CONSIDERAÇÕES RELEVANTES

15.1 Este regulamento poderá sofrer alteração até a data da realização do evento.

15.2 Casos omissos serão julgados pela comissão organizadora do Circuito SEMEL Downhill.

Detalhes do evento

Data do evento 03-08-2024 08:00
Término do evento 04-08-2024 15:00
Data de inicio das inscrições 30-07-2024 20:00
Preço individual 3 kgs de alimentos não perecíveis
Organizado por: SEMEL Resende
Modalidades Downhill

Olá! precisa de ajuda? fale a partir de seu WhatsApp ou envie uma mensagem de email: suporte@corridaeaventura.com.br

Fale conosco via WhatsApp
Close and go back to page