3° Ecobike Aguas do Xingu de Mountain Bike

A Secretaria Municipal da Juventude e Lazer de Canarana (SEJEL), junto com a Comissão Organizadora promove o 3° Ecobike Aguas do Xingu de Mountain Bike, um evento participativo, como forma de incentivar e fomentar a pratica da atividade física no município, tem como Objetivo desenvolver o Ciclismo e promover o esporte como um bem social. Do qual possui um critério particular de realização e um Regulamento Próprio, aberto ao público participante de ciclismo e Ciclistas convidados.
O Evento acontecerá no dia 05 de Maio de 2019, concentração as 6:00h na frente da prefeitura municipal e saída as 6:30h, o passeio terá como destino a cachoeira da família Dieter, na região do Tanguro com trajeto de 41 km

REGULAMENTO

DAS RESPONSABILIDADES DA ORGANIZAÇÃO
Art. 1 – A organização de cada prova é responsável por fazer cumprir as datas homologadas junto SEJEL e justificar alterações quando cabíveis, podendo o Organizador suspender o evento por questões de segurança pública, condições meteorológicas e/ou motivos de força maior sem aviso prévio aos participantes.
Art. 2 – Em caso de cancelamento do evento por motivos de força maior (morte, acidente, condições meteorológicas, etc.), os organizadores estarão isentos de qualquer tipo de indenização ou reembolso que não seja a devolução da taxa de inscrição.
Art. 3 – Por se tratar de um evento de autossuficiência, não haverá reembolso, por parte da organização, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes. Independente de qual for o motivo, nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que por ventura os participantes venham a sofrer durante a participação no evento.
Art. 4 – Cada participante é responsável e conhecedor de suas condições e aptidões físicas, mesmo assim, a Organização tem o compromisso de recomendar a todos os participantes da prova a realização de uma rigorosa e completa avaliação médica prévia à participação no evento.

DAS INSCRIÇÕES DA PROVA
As inscrições do evento serão feita na Sport Bike e no site www.corridaeaventura.com.br ;
A taxa da inscrição será de 70,00 e acompanha o kit (camiseta do atleta e pulseira de identificação que dará o direito do almoço)
A inscrição realizada no site será cobrada a taxa de 8% em cima do valor total.
Na retirada do kit deverá ser entregue 1 kg de alimento.

DA PARTICIPAÇÃO
Art. 5 – Poderão participar do evento pessoas de ambos os sexos, regularmente inscritas de acordo com o presente regulamento.
Art. 6 – Participantes com idade entre 16 e 18 anos só poderão participar do evento com autorização por escrito do pai, mãe ou de um responsável legal. A autorização deverá ter a assinatura e estar acompanhada de cópia de um Documento de Identidade a ser apresentada para a organização no ato da assinatura do termo de responsabilidade.
Art. 7 – Menores de 16 anos, só poderão participar se acompanhados por um parente de primeiro grau, regularmente inscrito no evento. Assim como deverão também apresentar autorização por escrito do pai, da mãe ou responsável legal, fornecida pela comissão organizadora.
Art. 8 – Após a efetivação das inscrições, a organização do evento não reembolsará o valor da inscrição aos participantes que desistirem de participar.
Art. 9 – Em caso de desistência ou desclassificação do ciclista tais como: desrespeito ao colega, não cumprir regras do evento, o participante durante o percurso, o mesmo deverá entregar para a Organização seu Passaporte e sua Pulseira de Identificação.
Art. 10 – Apenas os atletas inscritos terão direito ao almoço e será cobrada a pulseira de identificação no local.
Art. 11 – É obrigatório ao atleta estar uniformizado com a camiseta do evento para a participação do percurso.

DO TIPO DO PASSEIO E DOS LOCAIS DE PROVA
Art. 12 – O percurso será desenvolvido em estradas abertas, loteamentos, reservas florestais e qualquer outro local por onde seja possível o trânsito de bicicletas fora-de-estrada (Mountain Bikes ou MTB), exigindo do participante seguir planilha indicando os trechos por onde deve passar (roteiro) e/ou sinalização do percurso previamente realizada pelo organizador.
Art. 13 – Quando o percurso for realizado em trecho de via pública, prevalecem as leis de trânsito em vigor, devendo ser respeitadas as pistas de rolamento, faixas de pedestres, calçamentos e demais regras e costumes que permitam a boa convivência entre ciclistas, pedestres, automóveis e demais cidadãos.
Art. 14 – Será disponibilizado um caminhão e um ônibus para trazer as bicicletas e os participantes de volta para cidade as 16:00 hrs; Qualquer dano causado pela bicicleta será de responsabilidade do participante.

DOS PONTOS DE APOIO
Art. 15 - Serão disponibilizados 3 pontos de apoio durante o percurso contendo água e frutas para o reabastecimento do atleta.

DOS EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS E INSTRUMENTOS
Art. 16 – É obrigatório durante o percurso o uso dos seguintes equipamentos de segurança:
- Uso de capacete de proteção, adequado ao ciclismo, bem ajustado e afivelado a cabeça;
- Pisca traseiro vermelho;
- Farol dianteiro;
- Pulseira de registro e identificação do ciclista.
Art. 17 – A falta de qualquer desses itens impede a participação ou desclassifica o ciclista do passeio.
Art. 18 – Recomenda-se:
a) uso de óculos de sol ou de proteção;
b) uso de protetor solar;
c) levar ferramentas básicas (como chave de roda) e peças reservas (como câmara de ar, corrente, bomba de ar, etc) compatíveis com seu equipamento;
d) Uso de luvas protetoras;
e) Levar água (no mínimo 500 ml);
f) Telefone celular, funcionando e com bateria carregada.
g) Capa de chuva e ou corta vento
h) Bolsa ou sacola para armazenar lixo produzido pelo competidor.
Art. 19 – Não é permitido, de maneira alguma, sob pena de desclassificação:
a) Trafegar sem qualquer um dos equipamentos e instrumentos obrigatórios acima citados;
b) Descartar lixo ao longo do trajeto;
c) Desrespeito ao Colega;
d) Conduzir a bicicleta com irresponsabilidade, podendo prejudicar seu colega;
Art. 20 – A organização irá disponibilizar aos participantes do evento, ambulância para prestação de primeiros socorros em caso de acidentes. Caso necessário o atendimento médico de emergência, este será prestado dentro do tempo necessário de deslocamento da ambulância até o local do sinistro e a remoção será efetuada para o hospital da rede pública mais próxima.

DAS RESPONSABILIDADES
Art. 21 – Ao participar do evento, o ciclista estará concordando com todo o regulamento e condições da organização, sendo elas:
a) O participante participa por livre e espontânea vontade e está ciente de que a Bicicleta é uma atividade que envolve riscos.
b) O participante declara estar em boas condições de saúde e apto a participar de evento deste tipo.
c) Concorda em observar todas as informações oficiais do passeio para terminá-la com segurança.
d) Todos os riscos em participar do evento, inclusive os relativos a quedas, contatos com outros participantes, efeitos do clima, incluindo alto calor e/ou umidade, condições do circuito e do tráfego é por conta do participante.
e) O participante isenta os organizadores, seus patrocinadores, apoiadores, seus representantes ou sucessores sobre qualquer tipo de acidente ou sinistro que venha ocorrer com sua pessoa, equipamento ou terceiros, assim como de todas as reclamações ou responsabilidade que possa colocar o participante fora do passeio, incluindo desclassificação por desobedecer o presente regulamento.
f) O participante concede permissão à organização para utilizar sua imagem, fotografias, filmes, gravações ou qualquer outra forma de divulgação que mostre a participação na prova para qualquer propósito legítimo.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 22 – Qualquer assunto extra regulamento ou referente ao julgamento de reclamações será resolvido pelos organizadores do passeio, podendo estes consultar os participantes inscritos no evento.
Art. 23 – Todo participante ao se inscrever está automaticamente concordando com todas as regras acima.

Detalhes do evento

Data do evento 05-05-2019 06:00
Data limite para inscrição 15-04-2019
Preço individual R$70,00 e acompanha o kit (camiseta do atleta e pulseira de identificação que dará o direito do almoço) <br>A inscrição realizada no site será cobrada a taxa de 8% em cima do valor total. <br>Na retirada do kit deverá ser entregue 1 kg de alimento.
Organizado por: FAMT
Desculpe, não estamos aceitando inscrições deste evento neste momento